As 10 mentiras mais aceitas da atualidade



Existem algumas histórias que a gente aprendeu lá no passado e nem se dá conta de que, com a passagem do tempo e a descoberta de novas tecnologias, aquilo pode não corresponder mais a realidade, se tornaram meias verdades, mentiras inteiras. Mas também existem as mentiras convenientes que visam lançar proveito de algum aspecto da mentira, como os Americanos muito bem sabem fazer, com seu representante-mor na pessoa de Thomas Alva Edson. Foi pensando nisso que decidimos recopilar as quarenta mentiras mais aceitas na atualidade:






1:A centopeia têm cem patas? Ao que parece nunca encontraram um exemplar que tenha esse número exato, ainda que possa existir. De fato, a quantidade de patas varia entre 15 e 191 pares.

2:As avestruzes não enterram sua cabeça ante o perigo. Foi o historiador romano Plinio, o primeiro viajante que viu estes animais, que criou este mito. Mas em realidade, o que fazem não é se ocultar dos intrusos, senão cavar com seus bicos os buracos que servirão de ninhos para seus ovos.

3:Existem mais de três estados da matéria. Todos aprendemos na escola aquilo de sólido, líquido e gasoso. Mas começaram a invalidar nossas cartilhas quando os cientistas descobriram um quarto: o plasma. Atualmente há quinze estados, somando aos já conhecidos outros de nome retumbante, como perfil de ionosfera, condensado de Bose-Einstein... ainda que alguns deles só foram detectados em condições experimentais extremas.

4:Em qual país vivem mais tigres de bengala? A Índia parece uma resposta evidente, mas não é correta. Há quase um século, na pátria de Gandhi viviam 40.000 exemplares, mas atualmente só restam 4.700. No entanto, os Estados Unidos converteu-se na nova pátria deste predador, já que uns 12.000 tigres vivem distribuídos entre os zoos públicos e privados.

5:Marte não é vermelho. Poderia ser marrom, laranja ou amarelo, porque realmente ainda desconhecemos a autêntica cor de sua superfície. O que sim é conhecido é que o aspecto rosáceo que apresenta ao ser visto pelo telescópio se deve à acumulação de pó em sua atmosfera.

6:Dormir rodeado de plantas não é perigoso. De noite, os vegetais consomem oxigênio e liberam anidrido carbônico, que é prejudicial para a saúde. Mas fazem-no em quantidades tão pequenas que teria que dormir rodeados de uma mata amazônica e em um local hermeticamente selada para que fosse nocivo.

7:Graham Bell não inventou o telefone. Foi o italiano Antonio Meucci quem, em 1870, instalou um dispositivo de telecomunicações entre o sótão e o dormitório de sua casa em Nova Iorque. Ele apresentou uma solicitação de patente, mas perdeu-a ao não poder pagá-la. Finalmente, Bell se apossou do projeto e o patenteou. Pese a isso, o Congresso Americano aprovou em 2002 uma resolução que reconhecia Meucci como "pai" do telefone.

8:O champanhe é Alemão! Ainda que atribui-se sua invenção ao monge francês Dom Perignon, o verdadeiro é que um século antes os burgúndios, um povo germano, já conheciam esta bebida. Foram eles que levaram o champanhe a França. O frei Perignon tem somente o mérito de ter refinado.

9:Os camelos vieram da América. Nem do Saara, nem da Ásia. Os fósseis encontrados no deserto de Sonora (Arizona) demonstram que os camelídeos procedem do atual território dos EUA e que emigraram a Eurásia pelo estreito de Bering. Os primitivos camelos americanos tinham o tamanho de ovelhas e extinguiram-se há 13.000 anos, vítimas de uma glaciação.

10:Temos menos cérebro que uma formiga. Se medimos nosso cérebro em relação a nossos respectivos tamanhos, a verdade é que este inseto nos ganha por goleada. Seu cérebro pesa só 0,3 mg, mas representa quase 6% de seu peso total, enquanto o humano, que ronda os 2 kg, equivale a 2% do total. Mas elas só têm meio milhão de neurônios e nós chegamos aos 15 bilhões.

0 comentários:

Postar um comentário