Porque as mulheres são melhores que os homens para Lembrar?



Um estudo científico recente descobriu que as mulheres têm mais probabilidades de reconhecer às pessoas que os homens, possivelmente devido a que estão mais interessadas na leitura da emoção em outros rostos, que seus pares masculinos. Todos os participantes viram fotografias de rostos anônimos durante 20 segundos, deveriam então memorizar e depois identificá-los. As mulheres tiveram 5% mais sucesso na identificação de rostos, que os homens.

Leia mais em: Por que as mulheres são melhores que os homens para reconhecer o rosto das pessoas?




Uma das teorias avaliadas pelos pesquisadores é que as mulheres podem ter uma melhor "programação genética" para reconhecer as feições de um rosto, já que precisam dela para criar seus filhos. Jennifer Steeves, a psicóloga que dirigiu o estudo, disse:

- "Há uma diferença pequena, mas significativa na forma de reconhecer os rostos entre os homens e as mulheres. As mulheres parecem ser mais eficientes na identificação que os homens. Pode ser que estejam programadas para estudar melhor as faces devido à necessidade de reconhecer as necessidades de seus filhos."

Os cientistas que realizaram a pesquisa também notaram que os homens homossexuais e homens canhotos (?) tiveram melhor desempenho que os demais homens. Segundo o estudo, isto é possível devido a que as mulheres e os homens homossexuais deve usar ambos hemisférios de seu cérebro para reconhecer as faces enquanto os homens heterossexuais utilizam apenas um lado. Uma explicação mais terrenal dos psicólogos é que este grupo de pessoas está mais interessado na leitura das emoções e traços de personalidade dos rostos de outras pessoas.

Certamente, se substituíssem os rostos por bund@s, os homens ganhariam de goleada.

Eu não sei vocês, mas apesar de não ser gay nem canhoto tenho uma memória fotográfica incrível, o problema é que a língua, em geral não acompanha o raciocínio. Lembro fácil de uma pessoa que conheci anos atrás, mas nunca consigo lembrar de nomes.


0 comentários:

Postar um comentário